artifact-price

Após a divulgação do preço de Artifact, muito se tem falado sobre a dificuldade que será  atrair jogadores de outros games free to play como o Hearthstone.

O ponto é que muitas pessoas não jogam um game pensando somente em “farmar” ou “grindar” em busca de recompensas a todo custo, essas pessoas jogam simplesmente por diversão. Hearthstone por exemplo é um jogo free to play e assim funciona, você joga, faz quests ou missões, precisa estar lá todo dia para que consiga esses objetivos de forma eficaz.  Agora se Artifact seguir nesse caminho e manter o acesso somente pagando, as pessoas pagarão porque é um jogo de cartas e querem apenas se divertir. Quando quiserem modificar um deck, você manterá boa parte de sua coleção digital e será necessário apenas ir ao marketplace da Steam e trocar as cartas com outras pessoas.

Em Hearthstone existe muita progressão, é outro ponto comparado ao Artifact, você realmente faz questão de progressão em um jogo de cartas? fica aí a pergunta. O Artifact parece um pouco mais sofisticado em relação as regras do Hearthstone, parece permitir mais jogadas inteligentes e de contra-ataque.

O fato de ser necessário pagar para jogar, já exclui a situação do jogador F2P reclamar do P2W, em Artifact todos entrarão no grupo “pague para jogar”, todos pagaram pelo menos $20, a ausência do F2P pode significar uma boa comunidade que valoriza seu dinheiro gasto, sem pessoas tóxicas, pois para cada conta nova gasta-se dinheiro, bots terão problema. Isso vale também para criação de várias contas pela mesmo pessoa.

O que todos esperam é que o jogo não siga caminhos caros e o custo aumente, ninguém ficará feliz se tiver que pagar pelo draft por exemplo. Considerando o que foi divulgado, Artifact parece mais atraente do que o Hearthstone, mas isso não significa que os dois não possam existir juntos e que apenas um dominará o mercado.